Avaliação Clínica – anamnese – história clínica completa com tempo de evolução, sintomas (dor, coceira), sinais (sangramento, alteração da cor) são dados fundamentais para um diagnóstico preciso. Doenças pre-existentes e história familiar também são necessários na primeira consulta.
Inspeção e palpação – o exame dermatológico é um exame médico como outro qualquer, sendo necessário avaliação com luz adequada em um ambiente tranqüilo com o paciente em posição confortável. Pode ser utilizado lupa ou luzes auxiliares.
Dermatoscopia – avaliação que necessita de aparelho com lente de aumento e luz polarizada, que possibilita diagnósticos com maior precisão e em estágios precoces. É necessário um treinamento específico para realizar o exame com maior eficiência.
Mapeamento fotográfico digital – através de aparelhos com cameras fotográficas e programas (softwares) de computador obtém-se imagens de sinais (ou pintas) que facilitam o acompanhamento e o diagnóstico precoce de pacientes com risco aumentado de cancer de pele.
Biópsia de pele – retira-se parte da pele afetada para verificação do tipo de tumor, estágio ou agressividade, o que possibilita a escolha do melhora tratamento para cada caso.